"As mensageiras da esperança", Jojo Moyes
Este livro arrebatou-me. Uma história inspiradora, baseada em factos reais, que conta a história das cavaleiras da "biblioteca a cavalo" no Kentuchy, conhecidas como as Packhorse Librarians ou Kentuchy.
Uma história de mulheres fortes e sobreviventes numa zona rural como o Kentuchy.
Iremos acompanhar as aventuras destas mulheres, dos dramas que enfrentam nas suas vidas. Entre as quais, Alice, que se vê num casamento não consumado, com falta de amor do marido e com um sogro do pior que lhe irá fazer a vida negra. Margery, a mulher mais inspiradora desta história, uma mulher independente, valente, a líder das bibliotecárias a cavalo. Mas que irá sofrer uma tremenda injustiça. E Sophia, que por ser uma mulher negra, irá enfrentar o preconceito e racismo.
Neste livro o poder dos livros é elevado ao máximo. Estas mulheres irão desbravar montanhas para levar sabedoria e conhecimento aos que vivem em lugares mais remotos.
Enfrentam baixas temperaturas, caminhos sinuosos, tudo em prol de levar aos mais desfavorecidos e isolados, o conforto de uma boa história e o poder do conhecimento através do objecto livro.
Este livro baseia-se na biblioteca itinerante de Eleanor Roosevelt, mulher do antigo presidente dos EUA, que criou este projecto. Conhecida por ser uma defensora dos direitos humanos e justiça social.